Santa Casa de Araraquara passa a ser referência em cirurgias cardiovasculares

A diretoria da Santa Casa de Araraquara anuncia, amanhã, o credenciamento que recebeu do Serviço Único de Saúde (SUS) para prestar serviços de alta complexidade na área de cirurgia vascular.

“A partir desta segunda-feira [15], Araraquara passa a ser referência regional em cirurgias cardiovasculares, com estrutura semelhante à oferecida no Hospital das Clínicas da cidade de Ribeirão Preto e Hospital de Base de São José do Rio Preto”, destaca Valter Cury, provedor da Santa Casa.

Ainda, de acordo com Cury, pacientes que sofrem de problemas cardíacos, residentes em Araraquara e mais 17 cidades da região, poderão realizar cirurgias de alto risco na unidade do hospital.

“O serviço de urgência já está em funcionamento desde 28 de setembro, onde já foram realizados, até o momento, quatro atendimentos”, destaca Otton Amaral Neto, cardiologista da unidade.

Segundo Cury, a expectativa é de que o SUS repasse a verba que antes era direcionada a outros hospitais especializados em cirurgia cardiovascular, para que os procedimentos de alta complexidade possam ser oferecidos na Santa Casa.





O valor do investimento será divulgado amanhã, durante a solenidade de abertura, que deverá contar com a participação do deputado estadual Edinho Silva, que articulou a verba.

Centro de imagem

A Santa Casa de Araraquara assinou, recentemente, um convênio com o Ministério da Saúde, onde foi posta à disposição pelo Governo Federal uma verba de R$ 6,3 milhões, destinada à criação do Centro de Referência Regional em Diagnósticos por Imagens.

Com o montante, serão adquiridos equipamentos de última tecnologia, como aparelhos de raios-X, monitor para imagens radiológicas, ultrassom, ressonância nuclear magnética e tomógrafo computadorizado de 64 cortes.

Paciente comemora centro cardiovascular

Enfrentando problemas do coração há cinco anos, o aposentado Osvaldo Liba, de 78 anos, comemora a chance de poder realizar seus tratamentos em Araraquara. “Na última vez em que precisei ficar internado, tive de passar 30 dias em Ribeirão Preto. Poder ser atendido aqui no município será ótimo”, diz Liba.

Fonte: Araraquara.com





Deixe seu comentário