Aula em período integral beneficia cerca de 470 alunos em Araraquara

Cerca de 470 alunos de duas escolas estaduais de Araraquara (SP) terão aulas em período integral neste ano. As aulas começaram nesta segunda-feira (18). Além de oferecer um aprendizado mais completo aos jovens, o modelo reduz o tempo ocioso e ajuda na preparação profissional, segundo especialistas.

Na escola Jardim Imperial, no ano passado, seis turmas da escola na cidade de Araraquara tiveram aulas experimentais no período integral. Neste ano, serão oitos salas das três séries do ensino médio. O novo modelo gera expectativa para quem chega ao projeto este ano.

“É o que está chamando atenção na rede pública neste momento. É algo onde os alunos são protagonistas. O modelo é um diferencial na relação entre professor e aluno”, disse a professora de história Maria Isabel Perez.

Nesta manhã, houve uma dinâmica de grupo. Os próprios alunos fizeram um trabalho de acolhimento com professores e funcionários. “Aqui os alunos ficam com os professores o dia inteiro, inclusive no intervalo. Aqui é uma família”, afirmou a estudante Jéssica Possetes.

Diferencial
Segundo Regina Trentim Longo, diretora da escola, a experiência com as primeiras turmas foi positiva e o currículo é principal diferencial na formação dos alunos. “Nós temos a disciplina projeto de vida, que trabalha o projeto de vida do aluno e ele vê a verdadeira importância de estudar. Temos a tutoria, onde ele é assessorado pelos professores que têm dedicação exclusiva, temos a orientação de estudo e o clube, que desenvolve o protagonismo juvenil”, explicou.





No novo modelo, além das disciplinas obrigatórias os alunos poderão escolher disciplinas de acordo com seu objetivo e interesse, que podem estar relacionadas à línguas, tecnologia, artes e outros temas. A jornada de aulas para o ensino fundamental é de oito horas e 30 minutos e de nove horas e 30 minutos no ensino médio, incluindo três refeições diárias.

Para os alunos, o novo conceito representa um atrativo a mais. “A expectativa é das melhores, eu espero que venham mais companheiros, mais amigos, para ajudar a gente nesse projeto e estar ao nosso lado”, disse a estudante Kerollyn Martins.

Na rede municipal de Araraquara, foi criada uma comissão de estudos para ajudar a ampliar o turno integral para mais cinco escolas a partir do próximo ano.

Vantagens
Um dos objetivos do período integral é fazer com que os alunos tenham um aprendizado mais completo. Segundo a psicopedagoga Joelma Burin, o sistema apresenta outras vantagens.

“Um dos maiores objetivos da escola integral é é diminuir o tempo ocioso que os adolescentes têm fora de casa. Dentro de um sistema integrado, a gente já começa a preparar o aluno para a vida profissional. Ele tem as três refeições diárias garantidas”, afirmou.

Fonte: G1





Deixe seu comentário