Região de Araraquara é a segunda do Estado em casos de dengue

A região da cidade de Araraquara é a segunda em números de casos de dengue este ano. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, os 24 municípios da microrregião de Araraquara já contabilizaram 21 casos da doença em 2012, enquanto Ribeirão Preto tem 30. Os dados separados por cidades não foram divulgados pelo Estado.

Ainda de acordo com os dados, divulgados nesta segunda (6), houve uma redução de 95% em todo o Estado de casos da doença. Na região de Araraquara, a queda foi de 61% — nesta mesma época no ano passado, já tinham sido registrados 55 casos.

De acordo com a Vigilância Sanitária de Araraquara, a cidade possui duas confirmações de casos dengue até o momento. Semanalmente, o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa) realiza uma média de 20 exames para suspeitas da doença.

Os trabalhos de bloqueio têm sido feitos na cidade sem interrupção para que os casos não aumentem. “O índice larvário na cidade foi muito alto, então estamos cumprindo toda a agenda programada. Estamos fazendo bloqueios nas áreas de risco e já começamos os arrastões”, afirma Feiz Mattar, coordenador de Vigilância em Saúde.





O trabalho está sendo desenvolvido de acordo com a Análise de Densidade Larvária (ADL), que foi concluída em janeiro de 2012.

O fator preocupante, segundo Mattar, é o aumento do índice larvário na região. Segundo números medidos pela Análise de Densidade Larvária (ADL) – que mede o grau de infestação do mosquito nas residências -, a cidade registrou índice de 4,8. O valor ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 1,0.

A mais grave epidemia de dengue dos últimos anos em Araraquara registou 2.590 casos e duas mortes, em 2011. Para evitar que o cenário se repita neste ano, a Vigilância tinha planos de diminuir em até 99% o número de casos.

Para apoiar o combate, o Ministério da Saúde anunciou no início de janeiro uma lista de cidades que entraram no Plano de Contingência Contra a Dengue. Araraquara está entre elas e deve receber o maior montante da região – cerca de R$ 112 mil.

Fonte: EPTV Araraquara





Deixe seu comentário