Paralisação dos bancários atinge metade das agências de Araraquara

Em Araraquara, a greve dos bancários, que ocorre em todo o País, paralisou 20 das 40 agências. Durante o dia de ontem, os funcionários em greve colaram cartazes mostrando as reivindicações e ficaram nos bancos orientando os clientes que chegavam e viam as portas fechadas.

A proposta dos bancos para reajuste de salários, pisos e benefícios é de 6%. Os trabalhadores reivindicam 10,25%, sendo que o aumento real seria de 5%. Além disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) propõe um valor fixo de R$ 1.484, mais 90% do salário dos bancários, para o Programa de Participação de Lucros e Resultados (PLR). Os bancários pedem três salários mais o acréscimo de uma parcela de R$ 4.961,25.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários em Araraquara, Gilbert Paulillo, de 49 anos, não há previsão de término da greve. “Não recebemos nenhuma proposta ou informação de mudança dos reajustes, então continuamos paralisados.”

Em nota enviada à Tribuna Impressa, a Febraban lamentou a greve. “É ruim para o bancário, para o banco e é ruim para a população, que já foi muito incomodada pela onda de greves dos funcionários públicos e não merece ser incomodada mais ainda com uma paralisação dos bancários”, nas palavras do diretor de Relações do Trabalho, Magnus Ribas Apostólico.





Transtornos

A manicure Alcimeres Oliveira, 29, tentou trocar um cheque na manhã de ontem, mas não conseguiu. “Minha filha tem 10 anos, está com bronquite e ardendo em febre. Preciso de dinheiro para comprar remédio e ninguém pode me atender no banco. Não sei o que vou fazer.”

Em uma agência do Centro, um homem chegou a acionar a Polícia Militar (PM).”Ele disse que precisava fazer um contrato que estava para vencer e que a gente precisa fazer mestrado e doutorado para conseguir um aumento”, conta uma grevista que não quis se identificar. Os policiais foram ao local e o homem foi atendido.

Consumidor deve procurar alternativas

Com a greve dos bancários, o consumidor deve procurar outra forma de pagar suas faturas, contas ou qualquer outra cobrança. “É possível pagar pela internet, na lotérica ou no autoatendimento do caixa”, explica João Paulo Prada Nascimento, gerente do Centro de Orientação e Defesa do Consumidor e do Mutuário (Codecom).

Fonte: Araraquara.com





Deixe seu comentário