Quarteto Abayomi: encontro feliz no Movimento Violão em Araraquara

O Quarteto Abayomi é a atração do Movimento Violão na quinta-feira (24), às 20 horas, na programação do Movimento Violão – evento realizado com o patrocínio da Lupo e Tecnoroad e a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A apresentação musical será realizada no Teatro Municipal, com entrada gratuita e retirada dos convites uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro.

O nome incomum “Abayomi” vem do tupi guarani, primeira língua falada no Brasil e significa “encontro feliz”. Formado por Adriano Paes, Marcelly Rosa, Juliana Oliveira e Josiane Gonçalves, o Quarteto Abayomi foi vencedor do Mapa Cultural Paulista (2009/2010) na categoria Música Instrumental.

A apresentação em Araraquara marca o lançamento do CD “Delicado”. O grupo tem como objetivo pesquisar e divulgar música folclórica e urbana brasileira a partir do começo do século XX, utilizando-se de uma formação inédita: quatro violões e voz.

Em 2012, o primeiro trabalho em CD “Delicado” rendeu a pré-seleção para 24O Prêmio da Música Brasileira, e críticas como a do violonista Sérgio Assad: “Abayomi é um quarteto de violões genuíno e comovente. Eles reúnem qualidades que resgatam a simplicidade e autenticidade das músicas que executam. A brasilidade pura e singela está presente em todas as faixas do primeiro CD do grupo, intitulado Delicado. Um lindo trabalho.”

O grupo vem se apresentando em diversos festivais e séries, como: I Semana do Violão em São João del Rei-MG, III e IV Encontro Internacional de Violonistas, em Tatuí-SP, Violão no MASP (São Paulo) e Projeto Movimento Violão (gravando ao vivo o recital no SESC Bom Retiro para o Especial Musical do canal SESC TV).





Vale destacar que o Movimento Violão é hoje um dos mais importantes programas neste segmento do cenário musical brasileiro. Único em seu formato, o Movimento Violão abrange Araraquara, Ribeirão Preto e São Paulo em apresentações mensais gratuitas com convidados que representam o que há de melhor em violão no mundo.

Programa Quarteto Abayomi :

· E. Nazareth – Odeon (arr. Jair de Paula)
– Escovado (arr. Edson Lopes)
· Esmeraldino Salles/ Orlando Silveira – Uma noite em Sumaré (arr. Daniel Pereira)
· Angelino de Oliveira – Tristeza do Jeca (arr. Célio da Silva Jr, voz: Josiane Gonçalves)
· Waldir Azevedo – Delicado (arr. Josiane Gonçalves)
· Cristovão Bastos/ Chico Buarque – Todo Sentimento (arr. Daniel Pereira, voz: Josiane Gonçalves)
· Rolando Boldrin – Vide, vida marvada (arr. e voz: Josiane Gonçalves)
· Geraldo Vandré/ Theo de Barros – Disparada (arr. Josiane Gonçalves)
· Jacob do Bandolin – Biruta (arr. Josiane Gonçalves)
– Doce de Côco (arr. e voz Josiane Gonçalves)

SERVIÇO:
Movimento Violão apresenta Quarteto Abayomi
Data: 24 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)
Ingressos gratuitos – devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na bilheteria do Teatro Municipal





Deixe seu comentário