ONG presta atendimento psicológico gratuito a moradores de Araraquara

Uma Organização Não Governamental (ONG) oferece atendimento psicológico gratuito em Araraquara (SP). Um grupo de 19 psicólogos profissionais que trabalham como voluntários criou a ONG há cinco anos para dar suporte aos pacientes de todas as idades que não podem pagar as consultas. O plantão psicológico faz o atendimento de segunda à sexta-feira, das 14h às 21h.

“A gente faz um atendimento de urgência e emergência aberto para toda a população. Atendemos crianças, adolescentes e também casais. Algumas pessoas nos procuram geralmente com alguma queixa já instalada, mas também tem os que vêm para serem ouvidos, pois já não possuem essa escuta dentro da própria casa”, falou a presidente da ONG, Josi Andrade.

Segundo ela, para passar pelas sessões, não precisa agendar dia e hora com antecedência, basta procurar a ONG. “Fazemos o atendimento de uma a quatro sessões. Podemos chegar a cinco ou seis, mas não temos a intenção de fazer uma psicoterapia e sim de escutar”, disse. “Tem pessoas que vêm para uma sessão, resolvem o problema e não voltam, mas tem quem faça as cinco e querem continuar”, revelou.

Caso
Há três anos, a arte terapeuta Beatriz Linzmayer perdeu sua filha de  23 anos em um acidente de carro. Mas há um ano ela retomou a serenidade e voltou a sorrir, devido às sessões de terapia.





“A terapia me ajudou muito a ver que posso construir novas lembranças e que as minhas recordações com minha filha são sagradas, ninguém tira, são minhas. Mas daqui para frente posso reconstruir minha vida com novas lembranças”, afirmou a arte terapeuta.

Para Beatriz, a procura por alguma ajuda é o passo mais importante para resolver os problemas. “Ouvir alguém nessa hora ou se deixar ser ouvido, para falar o que for, ajuda a desembaraçar aqueles nós que a gente têm e tudo vai se formando em uma nova trama. Uma trama bem feita e bonita, pois a vida esta aí para isso”, concluiu.

Serviços na região
A Prefeitura de Araraquara oferece atendimento psicológico gratuito pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), porém é preciso encaminhamento por meio de um clínico geral de qualquer uma das 25 Unidades Básicas de Saúde da cidade de Araraquara.

O Centro Universitário de Araraquara (Uniara) fornece atendimento agendado pelo telefone (16) 3334 -2198 ou no próprio Centro de Atendimento, que fica na Avenida Dom Pedro II, nº 562, no Centro. O funcionamento é das 8h às 12h ou das 13h30 às 22h30.

Fonte: G1





Deixe seu comentário