Moradores de rua de Araraquara participam de oficinas educativas

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social para a População em Situação de Rua (Centro Pop) de Araraquara oferece oficinas para os moradores de rua da cidade. Além de atividades, os frequentadores do Centro Pop recebem acompanhamento psicológico, refeições, higienização, espaço para leitura e sala de TV.

O local foi aberto há três meses e atende 25 pessoas. São oferecidas oficinas socioeducativas de restauração de móveis, pintura em madeira, artesanato com bagaço e reciclados, yoga, pintura em tela e cine reflexão. Uma vez por semana os frequentadores são levados para assistir filme no cinema.

Através das atividades, o espaço estimula o convívio social e a organização. O Centro também presta assistência aos moradores de rua que querem mudar de vida. “O objetivo é poder dar uma oportunidade para que eles deixem as ruas”, explicou Maria Cecília Vieira, secretária de assistência social.





Os frequentadores do Centro também são atendidos por psicólogo uma vez por semana. “A gente fala sobre autoestima, dignidade e sobre os direitos e deveres deles como cidadãos”, explicou a psicóloga Mayra Sparano Gil.

A frequentadora do projeto Adriana de Souza Garcia contou que passou boa parte da vida nas ruas antes de conhecer o centro. “Eu ficava na rua bebendo, andando de qualquer jeito, suja, não ligava pra banho. Depois que eu vim pra cá eu comecei a me cuidar mais e a me valorizar mais”, disse Adriana.

O desempregado José Jesus dos Santos também passou a infância nas ruas e agora, aos 23 anos, está aprendendo uma profissão. Ele faz curso de eletricista e está otimista com a oportunidade. “Tudo é possível, basta a gente querer. Com ajuda é melhor ainda porque sozinho a gente não faz nada”, afirmou José.

O Centro Pop é aberto a qualquer morador de rua e tem capacidade para atender até 70 pessoas. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida José Bonifácio, entre as ruas Padre Duarte e São Bento.

Fonte: G1





Deixe seu comentário