Exposição sobre o histórico caminho percorrido pelos incas é atração em Araraquara

Em meio às solicitações para que a Unesco declare o pré-hispânico caminho andino como Patrimônio Cultural da Humanidade, a mostra “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca” chega a Araraquara, no Teatro Municipal de Araraquara.

Em itinerância pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), em parceria com o Museu da Imigração, Consulado Geral do Peru em São Paulo e Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria municipal da Cultura e Fundart, a exposição apresenta, por meio de imagens e objetos, a principal passagem andina, conhecida como “Caminho Real” ou “Caminho Inca”.

A famosa rota que une a cidade de Cuzco, no Peru, ao sítio arqueológico de Machu Picchu, é uma parte mínima e tangencial do grande sistema de vias do império incaico denominado Qhapaq Ñan. O caminho principal envolve ainda o Equador e a Argentina em mais de nove mil quilômetros de extensão.

Composta originalmente por 80 fotos e cerâmicas tradicionais do Peru, a mostra, elaborada em 2005, aborda esses trajetos contando também um pouco da história do povo inca. As imagens são de autoria de diversos fotógrafos e têm curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

A mostra pode ser vista até o dia 06 de abril, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O Teatro Municipal de Araraquara está localizado à Av. Bento de Abreu, s/nº, na Fonte Luminosa. A entrada é gratuita.




Deixe seu comentário