Médicos de Araraquara denunciam falta de estrutura em postos de saúde

Médicos da rede pública de Araraquara(SP) denunciam a faltam profissionais, medicamentos e até material de limpeza nos postos de saúde. Os moradores também reclamam da dificuldade para ter atendimento. O Secretario de Saúde da cidade de Araraquara, Delorges Mano, disse que desconhecia o problemas de estrutura, negou a falta de medicamentos e admitiu que há dificuldades para contratar profissionais especialistas, principalmente pediatras.

O clínico-geral Jorge Udari Neto, que há 26 anos atende em postos, afirmou que a situação está delicada e que falta estrutura para atendimento.  “Pediatras já não tinha e saíram dois ou três. Clínicos e ginecologistas estão saindo em postos de saúde. No AME, alguns ortopedistas e psiquiatras saíram”, disse.

A população também reclama e sofre com a falta de atendimento. No posto de saúde do bairro Selmi Dei, a dona de casa Elizabete Cristina Martins, por exemplo, não conseguiu atendimento para a filha de três anos e para o pai, com exame de urgência. “Eu vim trazer minha neném e não tinha triagem para ela e tive que ir embora com ela resfriada. Meu pai veio entregar um exame urgente e marcou só para maio”, reclamou.

O aposentado Amando Cerqueira, que tem diabetes, problemas no coração e glaucoma, saiu do posto sem os remédios que precisa. “Tem um remédio que eu não posso viver sem ele. O sistema está na UTI, não é o paciente mais”, afirmou.





Os médicos dizem que já procuraram pela Secretaria de Saúde para falar sobre os problemas, mas não conseguiram contato. A preocupação é grande, pois, segundo eles, salas usadas para fazer curativos não estariam sendo esterilizadas de maneira correta por falta de material de limpeza, colocando em risco os pacientes.  “As salas de aplicação de vacina, coleta, curativos, não estão sendo [limpas] por falta de material de limpeza. O posto em geral acaba não tendo a limpeza adequada por falta de material de limpeza”, destacou Udari Neto.

O Secretário de Saúde negou a falta de estrutura nos postos, disse que não foi comunicado sobre a falta de material de limpeza e que não há problemas com as consultas. Também disse que não faltam medicamentos de rotina.  No entanto, ele admite a dificuldade para contratar médicos especialistas.  “Não é um problema de Araraquara, é um problema de ambito nacional, como pediatra. Temos grande dificuldade para contratar essa especialidade. Esse ano já estamos abrindo o 3º processo seletivo, fora o concurso que foi feito para contratação desse profissional, além do profissional de psiquiatria”, explicou.

Sobre o problema do aposentado, ele disse que não havia no posto, pois é de uso específico. “Se ele for até a enfermeira e ela ver a necessidade, a Secretaria de Saúde será comunicada e nós vamos comprar o medicamento necessário para o tratamento desse senhor”, disse Mano.

Fonte: G1





Deixe seu comentário