Ipem não registra fraudes em taxímetros de Araraquara

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) realiza até amanhã a inspeção de taxímetros instalados nos 154 táxis de Araraquara. Desde que a fiscalização foi implantada, em 2002, nenhum caso de fraude foi registrado na cidade.

De acordo com dados fornecidos pela regional do Ipem, no ano passado cinco taxistas foram autuados por não comparecerem à inspeção. “Até hoje [ontem], não constatamos nenhuma fraude nos 58 taxímetros que checamos neste ano”, aponta Renato Médici Veronezi, especialista em Metrologia e Qualidade do Ipem.

Segundo Médici, durante a vistoria, o taxista realiza um trajeto de 2 km, na companhia do fiscal do Ipem, para checar se o preço cobrado é proporcional à distância percorrida. Se não for constatada nenhuma irregularidade, o taxímetro recebe um lacre e um selo com a inscrição ‘2013’.





“Esta certificação é boa não só para nós, taxistas, como também para os passageiros, que terão a certeza de que não serão prejudicados”, ressalta o taxista Cláudio Alberto Malara, de 42 anos, que teve seu carro aprovado pelo Ipem.

Os taxistas que ainda não tiveram seus taxímetros vistoriados devem dirigir-se até amanhã, das 9h às 13h, ao Ipem, localizado na Rua Voluntários da Pátria, 3.647, no Santa Angelina, para regularizar sua situação.

Taxímetro deve ser ligado após embarque

Em julho deste ano, a Prefeitura Municipal de Araraquara publicou uma lei complementar relativa aos taxistas do município. De acordo com a nova legislação, a cobrança da corrida do táxi deve sempre começar no instante em que o passageiro entra no carro. Neste momento, o taxímetro é ligado e exibe, no visor, o valor da tarifa inicial, que é chamada de ‘bandeirada’.

Fonte: Araraquara.com





Deixe seu comentário