Araraquara bate recorde e realiza mais de 5 mil testes de HIV

O prefeito Marcelo Barbieri liderou, na manhã de ontem, o ato público pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. A mobilização em Araraquara aconteceu em frente ao Paço Municipal e contou com a presença de diversas autoridades. O objetivo é alertar a população para a importância da prevenção e estimular a realização do teste que detecta o vírus HIV.

Durante o evento, Marcelo destacou que Araraquara conseguiu avançar muito nos últimos anos em relação ao combate da Aids. “Neste ato, a Prefeitura Municipal de Araraquara reafirma seu compromisso de lutar contra o preconceito e combater a doença. Mesmo os números apontando a estabilização da taxa de incidência da doença não podemos nos acomodar. Vamos continuar fazendo o trabalho de conscientização, especialmente da população jovem”, afirmou.

O prefeito também elogiou o trabalho da Secretaria da Saúde, por meio do Programa Municipal DST/Aids. Segundo a responsável pelo Programa, Iramildes Souza Silva, Araraquara intensificou, durante da gestão do prefeito Marcelo Barbieri, a realização de exames para o diagnóstico do vírus. Em 2009 foram feitos cerca de 2 mil exames e neste ano de 2012 já forma mais de 5 mil testes.  “O diagnóstico precoce significa qualidade de vida para a pessoa, que pode receber o tratamento adequado o mais cedo possível”, considerou Iramildes.

A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher e vereadora eleita, Edna Sandra Martins, destacou a coragem do prefeito em instituir no município a Assessoria de Políticas Públicas Para a Diversidade Sexual, que vem contribuindo na luta contra a Aids, especialmente entre o grupo de risco.





Também participaram da solenidade, entre outras autoridades, o interlocutor da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Marco Ribas, o secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho, e o assessor de políticas para a diversidade sexual, Paulo Tetti, além de representantes do Sest/Senat, Gaspa e outras entidades.

Teste rápido

Desde o último dia 22, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) vem percorrendo diversos locais da cidade para realizar testes rápidos de HIV.

Todas as unidades básicas de saúde também realizarão os exames, seja na forma convencional, em que o resultado sai em 30 dias, ou como teste rápido, que fornece o resultado em 15 minutos.

Qualquer pessoa com mais de 12 anos de idade pode realizar o exame, bastando apresentar o RG. O teste é simples, gratuito e sigiloso.

Números

Estima-se que, atualmente, 630 mil pessoas de 15 a 49 anos vivam com HIV/Aids no Brasil (dessas, em torno de 255 mil não sabem de sua condição sorológica). Nos últimos anos, observa-se uma tendência de estabilização de taxa de incidência de aids, ainda que em patamares elevados e com grandes diferenças regionais.

Araraquara tem hoje 769 pacientes portadores de HIV/Aids em acompanhamento no Serviço Especial de Saúde (SESA). Araraquara segue a mesma tendência dos municípios de médio porte da região sudeste, com estabilização da taxa de incidência de Aids em torno de 11%.

Em 2011 foram notificados 58 casos e, em 2012, até o momento, 40 casos. Durante a Campanha Fique Sabendo, neste ano, o CTA registrou cinco novos casos da doença.

Fonte: O Imparcial





Deixe seu comentário