Vacinação contra a raiva para cães e gatos vai até domingo em Araraquara

A vacinação contra a raiva para cães e gatos segue até domingo (3) na cidade Araraquara. A campanha, que teve início na última segunda-feira (28), pretende imunizar 33 mil animais.

Inicialmente, Araraquara havia ficado fora da lista de vacinação oficial do Estado de São Paulo. A captura dos morcegos doentes acabou com que fosse preciso evitar a propagação da doença.

“A vacinação é importante porque o contato direto desses morcegos com cães e gatos pode facilitar a transmissão para esses animais e também ao ser humano”, diz Gustavo Alexandre Cavalieri, veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Todos os animais com mais de três meses de idade devem ser vacinados. A exceção é para o caso de filhotes muito debilitados, explica Cavalieri.





Caso o bicho de estimação seja bravo e o dono não consiga levá-lo até o posto de atendimento, uma equipe especializada pode levar a vacina até a residência da pessoa, de acordo com o veterinário.

Postos de atendimento
Ao todo, serão cinco postos espalhados e cerca de 40 funcionários trabalharão para aplicar a vacina. Na Praça Pedro de Toledo e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Pinheirinho haverá uma unidade de atendimento fixa até domingo, das 8h às 16h.

Há também postos itinerantes: os profissionais atenderão na quadra de esportes do Cecap e nesta sexta (1º) e sábado (2) estarão na quadra de esportes do Caic do Vale do Sol.

Fonte: G1





Deixe seu comentário