Banco de sangue de Araraquara tem queda de 40 por cento em uma semana

A situação dos bancos de sangue da região está preocupante. Na Santa Casa de São Carlos (SP), o estoque está abaixo do nível de segurança e precisa de doadores.

Em Araraquara, a queda no número de doadores do hemonúcleo chegou a 40% na semana passada. Isso preocupa, pois ele é responsável por abastecer 16 hospitais da cidade de Araraquara e da região e necessita de todos os tipos de sangue.

O estoque do banco de sangue de São Carlos precisaria ter, no mínimo, 400 bolsas, mas a quantidade hoje é de apenas 134. A baixa ocorreu desde que o local ficou fechado, na última semana, devido a uma pequena reforma feita para melhorar o atendimento.

A coordenadora do banco de sangue, Vanessa de Freitas Takakura, afirmou que essa situação é preocupante, pois pode prejudicar o atendimento. “A dinâmica da transfusão é constante, isso significa que a todo o momento existe um paciente recebendo transfusão. Por isso a população precisa se mobilizar para que o estoque fique sempre dentro de um nível de segurança”, ressaltou.





Para fazer uma doação é preciso que a pessoa tenha entre 16 e 67 anos, pese mais do que 50 quilos e esteja em bom estado geral de saúde. Segundo Vanessa, a média de doadores por dia atualmente é de 12 a 15 pessoas, mas o ideal seria de 25 a 30 doações diárias. “Todo o estoque de sangue é motivo de preocupação, mas a ênfase maior é para o sangue do tipo O negativo e O positivo”, disse Vanessa.

Antes da vacina
A coordenadora alertou para que a população tome a vacina contra gripe, mas antes doem sangue, pois depois de vacinados não podem fazer doação por 30 dias, segundo determinação do Ministério da Saúde. “É uma recomendação para que a resposta do organismo da pessoa não interfira na análise do sangue doado”, explicou.

Serviço
O banco de sangue da cidade de São Carlos fica na Santa Casa da cidade e funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 12h. Para doar sangue no hemonúcleo de Araraquara basta ir até a Rua Expedicionários do Brasil, número 1.621, no Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.

Fonte: G1





Deixe seu comentário