Receita e Justiça Federal aderem à greve dos servidores em Araraquara

A Receita Federal e a Justiça Federal de Araraquara decidiram fazer paralisações como forma de adesão à greve nacional dos servidores públicos federais. Na unidade da Receita, 90% dos analistas tributários anunciaram paralisação de um dia nesta terça-feira (14). Já a Justiça Federal deverá paralisar o atendimento nesta quarta-feira (15), quando uma passeata deve ocorrer na cidade, como forma de protesto.

Segundo a delegada sindical Kátia Nobre, diretora de comunicação do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal (Sindireceita), há mobilização na cidade há cinco dias, mas somente nesta terça foi programada paralisação. “Fizemos assembleias para apresentarmos propostas a serem discutidas e decidimos paralisar o atendimento somente hoje”, afirma.

O sindicato reivindica renegociação salarial, que não ocorre há quatro anos. Segundo os servidores, o atendimento ao público no período da manhã ocorreu normalmente, já que não é realizado por analistas tributários.

Na unidade da Justiça Federal de Araraquara, a adesão deverá ser de 70% dos funcionários, entre técnicos e analistas, a partir desta quarta-feira, até sexta-feira (17), quando uma nova assembleia decidirá se a paralisação será mantida. “Apenas serviços essenciais e de urgência, como expedição de liminares e ação criminal serão mantidos”, diz a técnica judiciária Elaine Shimada, representante do movimento em Araraquara.





As audiências marcadas e serviços de perícia também serão mantidos. Já a continuidade dos 15 mil processos em andamento será interrompida no período. “Somente os considerados urgentes serão mantidos”, diz.

Os funcionários reivindicam reestruturação salarial e reposição inflacionária nos cargos da Justiça Federal, o que não ocorre desde 2006. O reajuste acumulado seria de 56%, de acordo Elaine.

Passeata

Saindo da sede da Justiça Federal, na Avenida Padre Francisco Salles Coulturato, uma passeata fará parte de um protesto dos servidores federais que trabalham em Araraquara em apoio ao movimento nacional. Devem participar da caminhada, até a Praça da Igreja Santa Cruz, no Centro, integrantes da Polícia Federal, Receita Federal, Justiça Federal, Eleitoral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e funcionários do INSS. A manifestação está programada para ocorrer a partir das 14h.

Polícia Federal

Os agentes da Polícia Federal em Araraquara estão há uma semana com 30% do efetivo paralisado. Segundo escrivão da PF, cerca de 500 investigações que estavam em andamento, além da emissão de certidões federais de antecedentes criminais estão paradas.

Uma nova proposta do Ministério do Planejamento está prevista para ser entregue na quarta-feira (15) aos grevistas. Na quinta-(16), a assembleia se reune para discutir a manutenção do estado de greve.

Fonte: G1





Deixe seu comentário