Companhia de Teatro monta museu para expor bonecos em Araraquara

Criada há 15 anos em Araraquara (SP), a Companhia de Teatro Polichinelo utiliza bonecos feitos com madeira e papel machê para contar histórias. Ao todo, são 94 que fizeram parte dos 14 espetáculos montados até hoje e que agora podem ser vistos em um museu criado pela companhia. O espaço na cidade de Araraquara fica aberto de terça-feira a sábado, na Avenida Feijó, 804. A entrada é gratuita.

“Nesses 15 anos, o que a gente mais fez foi bonecos. Guardar todos eles era uma opção mesmo, mas sentimos muita vontade de compartilhar com as pessoas. Para que possam vê-los mais de perto e tocar, que uma coisa que as pessoas têm no final dos espetáculos”, disse Márcio Pontes, que é o idealizador do museu.





O museu não possui apenas as histórias e personagens criados pela companhia. Existe um espaço reservado para mostrar os tipos de teatro de bonecos pelo mundo. Desde o teatro de sombras, precursor do teatro de animação, até outros tipos de linguagens, como as marionetes, manipuladas por fios, criadas na Itália, os mamulengos, muito comuns no nordeste e norte do Brasil, e um boneco vindo da Pérsia, que é manipulado como se fosse uma luva.

Em toda visita, as crianças têm a oportunidade de conhecer sobre a técnica usada no teatro de bonecos e também de assistirem a uma apresentação. Encantamento que pode cativar e despertar o gosto para a arte.

“Eu acredito que os bonecos façam parte do lúdico, não há quem não goste, por mais que você não se afine você se deixa encantar um pouquinho, criar esse gosto, fortalecer esse gosto pelo teatro de animação”, afirmou Pontes.

Fonte: G1





Deixe seu comentário