Araraquara registra queda no índice de inadimplência

O índice de inadimplência teve média de 4,5% no país, mas na cidade de São Carlos e Araraquara (SP) a situação foi inversa. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC), Araraquara registrou redução de 12% no número de novas dívidas em atraso em relação a 2011. Em São Carlos a inadimplência teve uma queda ainda maior, 21% no mesmo período.

Os consumidores estão mais conscientes na hora de fazer as compras e quitar as dívidas. A publicitária Juliana Finato usa a tecnologia para o orçamento ficar menos complicado. Ela anota as despesas em uma planilha no celular e no computador. “Eu não gasto antes de saber quando eu vou ter para gastar”, conta.





Com o controle do orçamento, uma parcela maior da população tem conseguido quitar as dívidas e limpar o nome. “Percentualmente, a economia regional cresce mais do que a economia nacional, isso favorece, no caso da inadimplência, que a população esteja com o orçamento mais saudável e também saldando melhor suas dívidas”, explica o economista Jaime Vasconcellos.

Os comerciantes perceberam a disposição dos clientes em pagar as dívidas. “Principalmente no mês de dezembro, que entrou a primeira parcela do 13º e as pessoas puderam pagar as dívidas pendentes”, diz o gerente de loja Éder Magnini.

O nome limpo significa mais crédito e poder de compra para o consumidor, mas é preciso cuidado. “Sempre fazer um planejamento daquilo que você quer comprar, quanto vai precisar gastar e guardar o dinheiro para comprar”, orienta a dentista Rosana Nasser.

Fonte: G1





Deixe seu comentário