Aumentam denúncias de animais maltratados em Araraquara e região

A cidade de São Carlos e outros municípios da região registraram aumento nas denúncias de maus-tratos a animais em 2012. Os números dos municípios do interior acompanham os do Estado de São Paulo que, segundo a Polícia Militar, cresceram 70,84%. Os registros saltaram de 1.667 denúncias, entre janeiro e agosto de 2011, para 2.848, no mesmo período deste ano.

Nos últimos meses, vários casos foram registrados na região. Na semana passada, uma cadela foi encontrada por seu dono enforcada no portão de casa, em Araraquara. Em maio, 15 cães e gatos foram encontrados mortos, com suspeita de envenenamento, em Ribeirão Bonito.

Entre os casos de cães que sobrevivem aos maus-tratos está o da cadela Vitória. Ela é um dos 23 maltratados que recebem cuidados na Associação Araraquarense de Proteção dos Animais (AAPA) e chegou ao local com sarna por todo corpo. “A vitória foi encontrada na rua. Em volta do pescoço dela estava amarrado um arame farpado e ela estava em carne viva e muito magra”, contou a presidente da associação, Adriana Mattos.





Conscientização

As multas também cresceram e o valor das autuações passou de R$ 3,2 milhões para R$ 4,3 milhões. Para os órgãos que cuidam desses animais em São Carlos e Araraquara, o aumento do número de denúncias significa que a população está mais consciente.

Em São Carlos, a maioria dos casos tem relação com a omissão dos donos. Por isso, as entidades reforçam a necessidade da posse responsável. O dono precisa saber que aquele animal vai estar na família por pelo menos 15 anos.

“Desde o momento em que se resolve adquirir um animal tem que saber porque quer o cão ou gato e que vai precisar ter as condições de suprir as necessidades básicas do animal, com alimento, água, proteção, entre 10 e 15 anos”, alertou Jilverson Moraes, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal de São Carlos.

Fonte: G1





Deixe seu comentário