Receita Federal de Araraquara fica lotada com cerca de 430 veículos apreendidos

O depósito da Receita Federal de Araraquara (SP) está lotado com cerca de 430 veículos, entre automóveis, motos e caminhões, que foram apreendidos na região em 2012, sendo a maioria relacionada a contrabando. Em relação a 2011, houve um aumento de 40% nesse tipo de apreensão, que lidera um ranking da Receita.

Em 2012, a Receita Federal apreendeu 12 mil veículos em todo o país. A explicação para isso é que esses veículos da cidade de Araraquara são utilizados para transportar mercadorias contrabandeadas ou são veículos importados não declarados, segundo o auditor da Receita Federal Edson Ribeiro da Silva.

“Se os veículos estão transportando mercadorias contrabandeadas, nós fazemos a apreensão da mercadoria e também do veículo. Outro fator é que aumentamos a presença fiscal sobre veículos importados irregularmente, como se fosse novo, mas na verdade é usado. Consequentemente aumenta o número de apreensões”, explicou Silva.





Em Araraquara, a maior parte dos automóveis foi apreendida em operações de combate ao contrabando feito pelas estradas da região. “A rota mais comum é a do Paraguai para Foz do Iguaçu e que passa por Itápolis”, informou Silva.

Além dos veículos
Logo atrás dos automóveis vem a apreensão de 161 milhões de maços cigarros e similares, o equivalente R$ 134 milhões, e eletroeletrônicos, equivalentes a R$ 117 milhões. A Receita informou ainda que 6,64 toneladas de maconha, 793,1 quilos de cocaína, 315 quilos de crack e 241 mil comprimidos de ecstasy foram apreendidos em 2012.

Investimentos
A Receita bateu recordes de apreensões em 2012, que significou um incremento de 36% nessa atividade. Houve um investimento na parte de inteligência e informação, além da cooperação com outros agentes do governo como as Polícias Federal e Rodoviária.

Fonte: G1





Deixe seu comentário