Falta de limpeza em lotes e praças de Araraquara aumenta risco de dengue

Moradores de Araraquara (SP) estão preocupados com a falta de manutenção e limpeza na cidade de Araraquara em três bairros. Segundo eles, além dos bichos que aparecem devido ao excesso de mato e sujeira, alguns locais têm garrafas com água parada, o que aumenta o risco de se tornarem um criadouro para o mosquito da dengue. A Prefeitura informou que a limpeza e reparo nessas regiões já estão na programação e a expectativa é que em 15 dias os serviços estejam concluídos.

No Jardim Veneza, a reclamação é de uma praça inaugurada em 2011 que hoje está com mato alto, sem iluminação, bancos quebrados e o campo de futebol alagado pela chuva. “O local ainda serve de abrigo para quem mora na rua e isso deixa a gente com mais medo”, reclamou uma moradora que não quis ser identificada.

No bairro São Rafael a situação tem deixado a vizinha insegura. O problema é um terreno cheio de entulhos. Com a falta de limpeza, o local virou depósito de lixo, o que atrai vários bichos às casas da redondeza, como pernilongos, baratas, ratos e até cobra.

Garrafas com água parada também são motivo de preocupação, já que aumentam o risco de dengue.

O problema no bairro Selmi Dei é a falta de segurança no trânsito, já que no canteiro central do setor 1 da Rua Mauricio Galli, o mato alto encobre as placas de sinalização.

“Na porta da escola do Caic, por exemplo, você não consegue parar dos dois lados porque se não, você não consegue descer, de tanto mato que tem. Sem contar que a gente não vê a sinalização do trânsito e fica meio perdido”, reclamou a responsável pelo controle de qualidade de uma empresa, Dileusa de Carvalho Ferreira.





A moradora também sofre com os bichos que invadem sua residência. “Aqui em casa apareceu até caramujo, nunca teve isso antes. Eu vivo jogando sal grosso de tanto medo desses bichos porque são grandes e transmitem doenças”, contou.

Os moradores disseram que já pediram alguma solução para a Prefeitura, mas ainda não tiveram resposta. “Até parece que o prefeito nos abandonou”, lamentou Dileusa.

Providências
A Prefeitura de Araraquara informou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, que a limpeza do canteiro central da Rua Maurício Galli está na programação e deve ser feita até a próxima quarta-feira (3).

A Secretaria de Serviços Públicos disse que enviará uma equipe até o terreno do Jardim São Rafael para verificar a situação. Se for particular, o proprietário será notificado para fazer a limpeza. Se ele não fizer, a Prefeitura faz e envia o valor das despesas e da multa ao dono. A equipe da Vigilância em Saúde também já foi acionada para eliminar possíveis criadouros de dengue.

Em relação à limpeza e iluminação da Praça do Jardim Veneza, a Secretaria de Serviços Públicos enviará uma equipe até o local para os reparos e limpeza do espaço em até 15 dias

Fonte: G1





Deixe seu comentário