Prefeito de Araraquara cogita contratar OSS para administrar UPAs

O prefeito reeleito de Araraquara (SP), Marcelo Barbieri (PMDB) afirmou, na última quinta-feira (29), que cogita contratar Organizações Sociais de Saúde (OSS) para a administração dos serviços nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A medida seria tomada para evitar problemas com a contratação de médicos para trabalhar nas unidades.

Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Araraquara anunciou o fechamento temporário do setor de pediatria da UPA da Vila Xavier e a abertura de processo seletivo de novos profissionais, devido à escassez de especialistas na rede pública de saúde.

As OSS são contratos de gestão entre o poder público e entidades sem fins lucrativos que obtêm receita por meio de troca de recursos, visando o gerenciamento de hospitais e equipamentos públicos de saúde. “Eu não posso tomar nenhuma decisão agora, mas é um caso a ser estudado porque com OS há maior cartela de profissionais, o que ajuda muito na administração e facilita nas contratações, o que já não é tão fácil para a administração pública”, afirmou Barbieri em entrevista ao G1.

“Essa profissão permite muita flexibilização, por isso há falta de médicos e a OS deve ajudar, o que não pode é a população ser mal atendida”, comentou.

Novo secretário
A partir de sábado (1º), o prefeito assumirá também como secretário de Saúde por 15 dias, no lugar de Regina Barbieri, que entrará em férias e deverá retornar ao cargo por um curto período. “Há uma semana ela me pediu para deixar a pasta por questões pessoais e a vontade será respeitada”, disse o prefeito. O nome que a substituirá ainda não foi definido. “Quero ficar esses 15 dias à frente da pasta, me dedicar à área da Saúde, que é uma das mais complicadas e isso pode ajudar a escolher o novo secretário”.





Durante esse período, o setor pediátrico da UPA da Vila Xavier ficará temporariamente fechado, até que novos pediatras sejam contratados. Segundo o prefeito, a necessidade para um atendimento ideal é de mais sete profissionais da área. Um processo seletivo foi aberto na quarta-feira (28) para agilizar as contratações. Além disso, a Câmara municipal de Araraquara aprovou na terça-feira (27) a prorrogação do contrato de profissionais que se encerraria entre o fim de novembro e dezembro.

“Claro que o ideal seria deixar a população usar a pediatria das duas UPAs, mas isso não é possível com o quadro atual e assim evitamos que as pessoas se desloquem até uma unidade que não poderá atender para depois ir para a outra”. Marcelo Barbieri estima que a pediatria da UPA da Vila Xavier fique fechada por, no mínimo, 15 dias.

Atendimento prejudicado
A Secretaria de Saúde investiga, por meio de um órgão administrativo da Prefeitura, os atestados de ausência temporáriaentregues por médicos que prestam serviço na rede básica de saúde da cidade. A medida foi tomada para saber qual o motivo e a frequência das faltas que, segundo a secretaria, causam transtornos no atendimento aos pacientes.

Durante o feriado prolongado de Proclamação da República e Consciência Negra, oatendimento na UPA Central ficou sobrecarregado. A ausência de uma pediatra em outra Unidade de Pronto Atendimento, na Vila Xavier, fizesse com que a outra especialista da Via Expressa fosse remanejada para o local.

Fonte: G1





Deixe seu comentário