Prática esportiva de slackline ganha adeptos em Araraquara

O slackline, esporte de equilíbrio sobre uma fita em que o praticante anda, pula, dança e faz manobras entre o ar, a linha e o chão, ganhou novos adeptos na região de Araraquara (SP). Na cidade, um grupo de amigos se reúne duas vezes por semana e atrai a atenção de muitos curiosos.

“Eu gosto daqui e gostei desde o dia em que minha irmã me trouxe”, falou o pequeno Gustavo Parizi. A irmã disse que depois da escola, a parada é obrigatória. “Ele fica aqui se deixar até as 21h”, contou Tamires Parizi.

Para conseguir praticar o slackline, é preciso muita firmeza nos pés. Mas para manter o equilíbrio, o envolvimento tem que ser completo. “Movimenta o corpo todo. A gente faz força para se equilibrar na corda, então joga um braço para o lado, outro braço para o lado oposto, contrai bastante os músculos, a respiração também tem que ser controlada, requer muito do corpo todo”, explicou o esportista Bruno Salla.





Origem
O esporte na cidade de Araraquara surgiu nos Estados Unidos na década de 70, mas lembra atividades bem familiares: a trave da ginástica olímpica ou ainda a corda bamba do circo. “É parecido. Inclusive tem uma molecada da cidade que vem aqui e diz que quer brincar porque já viu no circo”, contou Salla.

A fita de lona é própria para o slackline e suporta até uma pessoa de 150 quilos. “Eu comecei a praticar faz três anos, eu vi na televisão a pessoa atravessando penhascos, achei interessante, procurei, comprei a fita no exterior e comecei a praticar”, falou o esportista Eduardo Moreira. O preço da fita pode variar de R$ 60 a R$ 600, de acordo com a qualidade do material.

Além de caminhar sobre a fita, eles inventam manobras e desafiam o equilíbrio. Quem pratica garante que vale a pena. “No final do aprendizado, a alegria da molecada, de ter conseguido andar na fita, de dar um pulo na hora que acaba, o sorriso da criança cativa bastante incentiva a gente a vir cada dia mais”, finalizou Salla.

Fonte: G1





Deixe seu comentário