Inadimplência em Araraquara registra alta de 11,7% em janeiro

A inadimplência no comércio da Cidade Araraquara, medida pela inclusão de débitos ativos no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), iniciou 2012 em alta. Houve 11,72% mais inclusões de inadimplentes em janeiro do que no mesmo mês do ano anterior — de 12.006, em 2011, saltou para 13.414 neste janeiro.

Para o coordenador do núcleo de economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio), Jaime Vasconcelos, o aumento não é tão significativo porque janeiro de 2011 foi uma época atípica, “de comércio aquecido e pessoas com dinheiro no bolso, pagando suas contas”, diz.





Quando a comparação é feita com dezembro no ano passado, porém, há uma queda expressiva no número de inclusões — 55,8%. Isso porque 30.321 foram registradas naquele mês.
Isso se deve à prática comum dos comerciantes de enviar, em dezembro, nomes para o SCPC, de forma a forçar o pagamento de dívidas em atraso. “Assim, o consumidor quita os débitos e recupera o poder de compra para o Natal”, explica Vasconcelos.

Fonte: Araraquara.com





Deixe seu comentário