Greve termina e professores recorrem à Justiça em Araraquara

Os professores da cidade de Araraquara encerraram na segunda-feira (6) a greve da categoria iniciada na quinta-feira (2). De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), o fim da paralisação foi decidido em assembleia com cerca de 70 professores, na manhã de ontem, em frente à Prefeitura Municipal de Araraquara.

Segundo o professor Agnaldo Andrade, diretor do sindicato que lidera o movimento, a decisão foi tomada devido à baixa adesão de professores à greve, que chegou a reunir 152 do 1,2 mil professores da rede municipal.

De acordo com Andrade, a paralisação foi suspensa temporariamente e os servidores devem entrar na Justiça para que haja cumprimento do acordo que prevê que um terço da jornada de trabalho seja dedicado às atividades extraclasse, estudos ou planejamento de aulas.





“Vamos voltar a nos mobilizar no final do ano, antes da atribuição das aulas, para que a lei seja cumprida”, afirma. Enquanto isso, uma ação coletiva será encaminhada pelo Sismar à Justiça do Trabalho. “Araraquara é a única cidade da região que não viu a aplicação da lei”.

A Secretaria de Educação confirmou o fim da paralisação e afirmou que os professores que estavam em greve devem voltar às aulas no período da tarde.

Sobre o cumprimento da lei, a assessoria de imprensa da Prefeitura afirmou que não pode atender às reivindicações porque elas implicam em investimento de R$ 10 milhões e a contratação de professores.  A Prefeitura afirma não ter os recursos e está impedida de abrir concurso público por causa do período eleitoral.

Fonte: G1





Deixe seu comentário