Espetáculos premiados pela Funarte estão no Festival de Dança de Araraquara

Araraquara está entre as dez cidades escolhidas para a circulação dos espetáculos “Não Lugar” e “Alívio”, contemplados no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, em 2012. Os espetáculos integram a programação do Festival de Dança de Araraquara, que segue até o próximo dia 15 de setembro.

Dia 13 será apresentado o espetáculo “Não Lugar”, às 20h, e no dia 14 de setembro, “Alívio”, às 19h. Os bailarinos Aretha Maciel e André Rosa se apresentam na companhia do músico e compositor Rodrigo Salvador. Os três artistas já estiveram em Ipatinga, Manaus, Votorantim, Rio de Janeiro, Sete Lagoas e Campo Grande com os espetáculos premiados e ainda circularão por mais quatro cidades: Araraquara, Teresina, Palmas e Timóteo, onde termina a turnê.

“Não Lugar” (16 minutos) é um solo de Aretha Maciel que aborda a questão da impessoalidade nos locais comuns e de passagem das pessoas em seu dia-a-dia. “Deparando-se com circunstâncias de supressão de individualidades, vem à tona a necessidade de inscrever uma identidade e constituir-se como um ser humano com suas singularidades consideradas, apenas SER”, explica Aretha.

Os ingressos devem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 13h na bilheteria do Teatro (até 2 ingressos por pessoa).

Já o espetáculo “Alívio” (35 minutos) conta com a participação de André Rosa, Aretha Maciel e música ao vivo com Rodrigo Salvador. “Este trabalho transita em diferentes e possíveis relações existentes entre duas pessoas. Momentos de tensão antecedem ao alívio tão esperado em nossas vidas, e assim se estabelece um círculo vicioso”, comenta a bailarina.

Segundo Aretha Maciel, ambos os trabalhos caminham numa trajetória artística que procura construir a fisicalidade dos bailarinos juntamente com uma dramaturgia cênica para, assim, conseguirem estabelecer um diálogo com o público.

A retirada de ingressos pode ser efetuada no dia da apresentação, a partir das 18h, na bilheteria do Teatro (até 2 ingressos por pessoa).

Equipe – Aretha Maciel e André Rosa são artistas que possuem em seu histórico profissional experiências em companhias de dança e, no momento, dedicam-se a desenvolver projetos e parcerias paralelas, ampliando suas pesquisas de linguagem e vocabulário corporal e artístico.





Rodrigo Salvador é músico e compositor. Atualmente pesquisa tecnologias eletrônicas e ritmos tradicionais da música brasileira, atuando em shows e espetáculos da música popular e erudita, assim como na concepção de trilha sonora para teatro, dança e cinema.

Mostra local – Nos dias 13 e 14, depois das apresentações de “Não Lugar” e “Alívio”, haverá a Mostra de Coreografias Locais com a participação dos grupos, academias e escolas da cidade.

Na sexta (13) apresentam-se: Academia Pulsação, Grupo Em-Fase, Academia Mundo da Dança, Academia de Ballet Art Dance, Pablo Lozano, Suzane Rossan, Oficina das Meninas, Academia de Dança Talento e Núcleo de Dança do Ventre Juliana Marconato.

Já o sábado (14) traz: Grupo Passé, Núcleo de Dança Renata Pestana, Escola de Ballet Renata Crespi, Estúdio de Ballet Bella Dança, Grupo Especial Art Dance, Pointé Cia de Dança, Academia Art Company, Escola de Dança Ritmus, Compasso Centro de Danças, Sesi/SP Dança Unidade Araraquara e Grupo R4 de Dança.

Jam – No sábado (14), antes das apresentações, às 18h, em frente ao Teatro Municipal, acontece a Jam Session de Dança Contemporânea com bailarinos da cidade.

SERVIÇO:

Festival de Dança de Araraquara apresenta os espetáculos:

“Não Lugar” e “Alívio”
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)
• “Não Lugar” e Mostra de Coreografias Locais
Data: sexta-feira (13)
Horário: 20h
Retirada de ingressos no dia da apresentação, a partir das 13h na bilheteria do Teatro (até 2 ingressos por pessoa)

• “Alívio” e Mostra de Coreografias Locais
Data: sábado (14)
Horário: 19h
Retirada de ingressos no dia da apresentação, a partir das 18h na bilheteria do Teatro (até 2 ingressos por pessoa)
• Jam Session de Dança Contemporânea
Data: sábado (14) – em frente ao Teatro Municipal
Horário: 18h

Ingressos gratuitos





Deixe seu comentário