Fiscalização contra o uso de cerol é intensificada em Araraquara

Durante as férias escolares, a prática de soltar pipas preocupa os moradores de Araraquara (SP) onde uma lei municipal proíbe o uso de cerol nas linhas. Em 2011, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou 490 apreensões na cidade. A estimativa é que até o fim deste mês sejam recolhidas 100 linhas com o material cortante.

A população tem ajudado na fiscalização. No mês de férias, a média de denúncias chega a 30 por dia. Os flagrantes mais comuns ocorrem nos bairros afastados da região central. Além de recolher as linhas, a GCM também orienta crianças e pais sobre os riscos que a brincadeira pode causar.





“A linha facilmente corta e qualquer motoqueiro, ciclista ou pedestre que passar por uma linha esticada pode se ferir gravemente ou até fatalmente”, alerta o coordenador da GCM, Carlos Augusto de Oliveira Amorim.

Segundo ele, em caso de flagrante de menores, os pais podem ser responsabilizados e terão que pagar multa de até R$ 160. Já o comerciante que for flagrado vendendo cerol será notificado e pode perder o alvará de funcionamento da loja, se for reincidente.

Para denunciar, a população de Araraquara deve ligar para 0800-770-0155. Na Cidade de São Carlos (SP), as denúncias podem ser feitas pelo 153 ou (16) 3364-2112. Em Rio Claro(SP), 0800-771-1532.

Fonte: G1





Deixe seu comentário