Escolas de samba correm contra o tempo para Carnaval em Araraquara

Faltando 15 dias para o Carnaval, as escolas de samba de Araraquara (SP) correm contra o tempo para deixar tudo pronto para o desfile. Todas as cinco escolas que vão desfilar receberam incentivo de R$ 30 mil da Prefeitura Municipal de Araraquara, segundo a Liga das Escolas de Samba da cidade. As apresentações serão no sábado, dia 9, no Cear.

Brilho é o que não falta no barracão da Gaviões do Selmi Dei. Está na fantasia, nos troféus guardados na estante de uma escola acostumada a vencer. Campeã nos últimos cinco anos de competição no Carnaval de Araraquara, há quem diga que o segredo do sucesso na avenida está na cozinha de Rute de Souza, mãe do presidente da escola. “Eles falam que é o tempero e o café que eu faço”, afirmou Rute.

O barracão da escola fica no fundo do quintal. O presidente, Cristian Maino, é tão apaixonado pelo Carnaval que vendeu até o carro que tinha para comprar mais fantasias. Nesta época do ano é tanta agitação com os preparativos que ele nem precisa de academia. “Nessa época a gente emagrece, o pessoal vira a noite, a gente faz por amor e agente corre atrás”, afirmou Maino.

Este ano a escola está de olho no calendário e vai comemorar os 15 anos de fundação e falar sobre as datas comemorativas que existem no Brasil. “Vamos falar do Dia das Mães, o Dia da Mulher, o Natal, o Ano Novo, mostrando como são carcterizados”, disse Aline Petroni, diretora da escola.

Benê de Victório de Santi
Em outra rua na periferia de Araraquara fica o barracão de uma outra escola, na casa da presidente, que diz ter moral no bairro Victório de Santi, e que dá nome à escola. Na Benê de Victório de Santi nada se perde e tudo se reaproveita. Com criatividade, as fantasias e adereços do ano passado vão se transformar em outras que vão colorir o desfile deste ano.





“Eu fiz muitas oficinas com as crainças, então aproveitando o material do ano passado, a gente modifica e faz outra pessa com o que saiu no ano passado”, explicou Benedita Gibelli, presidente da escola. A escola é a única do Grupo B a desfilar e o enredo vai falar sobre o Brasil.

Em Araraquara, vão desfilar cinco escolas de samba. Todas se reúnem no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear) para construir os carros alegóricos. Alguns estão no começo, outros mais adiantados, mas os presidentes não mostram para ninguém e querem manter em segredo.

Mancha Verde
A Mancha Verde vai falar sobre os mitos que envolvem a água e o fogo. Faltam apenas alguns detalhes para terminar o carro, por isso ninguém pode ver e o presidente está sempre por perto. “Podem ver o abre-alas, que ainda não está pronto, mas os outros estão prontos e gostaria que ninguém visse e fosse surpresa para o público”, disse o presidente Adriano Crespo.

Morada do Sol
A escola Morada do Sol vai contar a história de um dos maiores bairros de Araraquara, a Vila Xavier, berço da escola. “Queríamos homenagear o que é praticamente uma meia cidade com muitos pontos pitorescos e bastante gente famosa”, comentou Salvador Spoto, vice-presidente da escola.

Nação Quilombola
A Nação Quilombola, vice-campeã em 2012, este ano quer o título com um enredo que presta uma homenagem aos negros. “Mostramos os seus costumes, sua religião, é isso que vamos abordar”, simplificou Iracido Borges, presidente da escola.

Desfiles
As apresentações das escolas de samba de Araraquara serão no sábado, dia 9 de fevereiro, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), que fica na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira , 4133, na Fonte.

Fonte: G1





Deixe seu comentário