Casos de inadimplência crescem 5% no trimestre em Araraquara

Os casos de inadimplência na cidade de Araraquara cresceram 5% no primeiro trimestre de 2012, de acordo com o número de inclusões feitas no sistema do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em comparação ao mesmo período de 2011.

Segundo o economista do Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio), Jaime Vasconcellos,o aumento no trimestre deve-se aos impactos econômicos de 2011.

“O comércio brasileiro cresceu 7%, a renda do trabalhador outros 4% e o acesso ao crédito 20%, o que favorece o consumo da população e contribui para o aumento da inadimplência”, diz.





O índice elevado no mês de março foi o responsável pela alta. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o nível de inadimplência na cidade aumentou 21,13%. Se comparado com o índice do mês passado, o crescimento foi de 23,5%.

Para o economista, o crescimento registrado durante o mês de março já era esperado. “É uma questão sazonal, devido ao fim das parcelas de IPVA, IPTU, material escolar e dívidas contraídas no Carnaval”, explica Vasconcellos.

“Além da questão econômica, ainda há um outro responsável, que é a quantidade de dias úteis.” Março de 2012 possuiu dois dias a mais que fevereiro.

Considerando as exclusões, isto é, as dívidas que se encontravam no SCPC e foram quitadas, o aumento foi de 25,67%.

Fonte: jornalfloripa.com.br





Deixe seu comentário