Cartórios eleitorais liberam urnas de treinamento em Araraquara e região

Os cartórios eleitorais disponibilizam urnas eletrônicas para treinamento dos eleitores em diversas cidades, como São Carlos, Araraquara e a cidade de Rio Claro. A urna eletrônica no Brasil é usada há 16 anos, mas ainda gera dúvidas.

A capacitação para a votação será realizada até dia 15 de setembro para que as pessoas possam ter contato prévio com a urna. “O treinamento é direcionado a todos os eleitores, principalmente, aos jovens que vão votar pela primeira vez”, afirmou o chefe do cartório de Araraquara, José Adilson de Abreu Junior.

O cartório abriu ainda a possibilidade de levar a urna a empresas para treinamento dos funcionários. “Nós fizemos uma parceria com as empresas e elas podem solicitar a urna até dia 31 de agosto que nós levaremos para que seus funcionários possam treinar”, explicou Abreu Junior. A estimativa é que cada pessoa leve 30 segundos para votar.

Como votar





Neste ano são dois votos, um para vereador e outro para prefeito. O voto para vereador é o primeiro a aparecer na tela da urna e deve ter cinco dígitos. Em seguida, para prefeito, são dois números. Assim que o candidato terminar de digitar os números, a foto do candidato vai aparecer na tela.

Se o candidato errar algum dígito pode apertar a tecla ‘corrige’ e refazer. Se acertar e reconhecer o candidato na foto, deve apertar a tecla ‘confirma’ para validar e finalizar o voto. No dia da eleição, a recomendação do cartório é que o eleitor leve o número de seus candidatos anotado em um papel para não se confundir ou esquecer.

Onde treinar para votar

Quem quiser treinar a votação pode ir ao cartório eleitoral de sua cidade. Em Araraquara o endereço é Alameda Paulista, 2.380. Em Rio Claro há dois endereços: Avenida 13, 634 e Avenida 5, 755, ambos no Centro. Já em São Carlos, o cartório fica na Rua 9 de julho, 1.916, no Centro. Os cartórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Nesse período também é possível solicitar a segunda via do título de eleitor.

Fonte: G1





Deixe seu comentário