Araraquara: MAPA exibe filme para criançada no domingo (24)

No domingo (24), o MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara estará aberto para visitação das 10 às 14 horas. A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart preparam uma atividade especial para as crianças visitantes: a exibição do filme “As Aventuras de Tadeo”, às 10h30. A programação é gratuita.

Em “As Aventuras de Tadeo”, devido a uma confusão inesperada, Tadeo, um pedreiro sonhador, será levado por um famoso arqueólogo para uma expedição no Peru.

Tadeo sempre quis se tornar um famoso arqueólogo e aventureiro. A oportunidade de realizar seus sonhos é quando seu amigo, um arqueólogo de renome, recebe uma tabuleta de pedra misteriosa, a chave que leva à cidade perdida de Paititi e seu lendário tesouro.

Um ponto da viagem, o arqueólogo sofre um acidente e quem deve substituí-lo na expedição é Tadeo. Após a chegada ao Peru, Tadeo descobre Oddyseus, uma grande corporação especializada em caçar de tesouros. A confusão está armada!

Além do filme, o MAPA irá promover jogos com montagem de dinossauros em réplicas de madeira. Também, os visitantes poderão percorrer a exposição “Mapa: múltiplos olhares”, além de uma exposição sem título que reúne fósseis e arenitos.

A exposição “Mapa: múltiplos olhares” suscita o interesse do público sobre o universo da Arqueologia e da Paleontologia, para buscar uma visão ampla sobre o assunto e a história em Araraquara.
Com uma expografia contemporânea e atrativa a exposição reflete uma arqueologia inovadora, que estuda o passado a partir das questões do presente.

A exposição se divide em três módulos. No primeiro deles, se destaca a atuação do Mapa, suas coleções, e a diferença entre Arqueologia e Paleontologia. Aqui está instalado um painel, com uma Linha do Tempo, localizando e situando Araraquara e o Estado de São Paulo no contexto mundial. As sociedades humanas que viveram nos campos de Araraquara são o mote do segundo módulo, revelando experiências de 10 mil anos atrás até o presente. A última etapa apresenta as arqueologias do século XXI, retratadas pelo acervo do Mapa. São 40 gavetas portando as mais representativas peças das coleções do museu.

A exposição traz ainda um vídeo institucional e educativo sobre os museus de Araraquara, de 18 minutos, produzido com a direção do cineasta Guilherme Bonini.

O Mapa, hoje, é uma referência como uma das maiores e melhores coleções de arqueologia do interior de São Paulo, nas linhas de pesquisa de materiais em cerâmica e líticos, e possui um acervo de mais de 40 mil peças, sendo que 90% delas estão armazenadas na reserva técnica, no CECRAD – Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos – Espaço Paulo Mascia, localizado na Praça Pedro de Toledo.

Vale destacar que a abertura dos museus é rotativa, ou seja, cada domingo tem um dos museus abertos para a visitação gratuita, no horário das 10 às 14 horas. No dia 03 de dezembro, o Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara é a atração do programa e, depois, no dia 10, é o Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo. É nesta mesma ordem que acontece a rotatividade nos domingos seguintes.

SERVIÇO:
Museus aos domingos
Horário: das 10 às 14 horas
Entrada gratuita

– Dia 24/11: MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara
(Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal – Centro)




Deixe seu comentário