Por falta de pagamento, meta de castração é adiada em Araraquara

O contrato entre a Prefeitura Municipal de Araraquara e a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (Aapa) venceu no sábado passado, 13, e a meta de cães castrados não foi atingida.

O contrato, no valor de R$ 290 mil, previa a castração de 3,5 mil animais, sendo 2,3 mil cães e 1,2 mil gatos. Porém, faltam castrar 371 cachorros e R$ 100 mil ainda não foram repassados para a Aapa, segundo apuração da Tribuna Impressa.

A responsável pela associação, Adriana Mattos, afirma que o serviço de castração não foi suspenso em Araraquara, mesmo com o vencimento do contrato. “Estamos trabalhando normalmente, tanto em parceria com a Prefeitura quanto no nosso projeto de castração de baixo custo, que fazemos sempre. Na semana passada, por exemplo, castramos mais 46 cachorros”, diz.

Sem castração

O auxiliar administrativo Rodrigo Soldan, de 33 anos, adotou três cães recentemente nas feiras de adoção e ainda não conseguiu agendar a castração de animais na Prefeitura.





“Na última feira, no Shopping Jaraguá, eles me garantiram que eu poderia castrar os cães na Prefeitura, mas ainda não consegui. E não tem nem lista de espera, então, não sei como vai ficar minha situação”, afirma.

Soldan não tem nenhuma reclamação em relação à feira, mas sente-se prejudicado por não ter direito à castração dos animais. “Eles fazem um trabalho muito bom para conseguir lar para animais abandonados e evitar sua procriação. Mas não cumprem o que prometem, porque não têm mais o serviço para castrá-los”, ressalta.

Prefeitura diz que boa parte foi paga

A Prefeitura informou que um novo contrato está em transição e que a maior parte do dinheiro já foi paga, mas não soube informar o valor. Por meio da assessoria da imprensa, foi informado que a demanda do final do contrato é usada para atender cães adultos que são adotados nas feiras de animais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho, a castração foi paralisada momentaneamente, mas não foi suspensa. “Nas últimas duas semanas, o foco foi o atendimento aos cães abrigados nos canis da Prefeitura, que foram recolhidos na rua”, explica o secretário.

Fonte: Araraquara.com





Deixe seu comentário