Pela primeira vez em 30 anos, Araraquara fica sem decoração de Natal nas ruas

Pela primeira vez em 30 anos, prédios públicos e ruas comerciais do Centro de Araraquara (SP) ficarão sem os tradicionais enfeites natalinos e iluminação característica desta época por falta de investimento. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista da cidade (Sincomércio), a medida foi tomada por falta de parcerias. Para driblar a situação, alguns comerciantes enfeitaram um quarteirão com recursos próprios.

Segundo nota divulgada pelo Sincomércio, a inviabilidade financeira para a instalação dos enfeites de rua é resultado de uma orientação normativa, que regulamenta a aplicação dos recursos referentes à contribuição sindical e prioriza os gastos em outras atividades. “A diretoria decidiu que não seria tecnicamente viável a aplicação de recursos exclusivos em decorações natalinas”, informa a nota.

No entanto, o sindicato afirma que tentou parcerias que pudessem viabilizar o projeto, sem êxito. A proposta foi levada à Prefeitura e à Câmara Municipal de Araraquara, mas não foi aceita. “A situação foi colocada à Prefeitura Municipal de Araraquara e aos demais interessados, e a parceria não aconteceu. A luz se apagou e através desta via sem parceiras dificilmente será acesa novamente”, esclarece a nota.





Alternativa
Sem a tradicional iluminação e sem os enfeites na praça e na igreja Santa Cruz, próximo ao chamado Bulevar do Comércio, na Rua 9 de Julho, alguns comerciantes, que nesta época do ano trabalham até as 22h, resolveram investir do próprio bolso para chamar a atenção dos consumidores.

“Se não fosse isso, ficaria mais escuro e com essa iluminação, as pessoas enxergam nossas lojas de longe”, justifica Francisco Carlos Gonçalves, proprietário de uma lanchonete. Ele e mais 13 comerciantes do quarteirão em que tem sua loja gastaram R$ 11 mil com árvores de estrutura de ferro e iluminadas.

Cada comerciante paga o que a iluminação consome, mas para eles compensa. “Isso não é um gasto, é um investimento e não nos arrependemos, somos diferenciados e isso chama a atenção do público no Natal”, comenta Gonçalves.

Para os comerciantes, a ausência de decoração natalina no centro da cidade é uma falta de respeito aos lojistas e aos consumidores. “Ficamos todos de boca aberta e eu pelo menos me senti envergonhado. Araraquara é a única cidade que não tem uma iluminação especial que remeta ao Natal”.

Fonte: G1





Deixe seu comentário