Motoristas sofrem com pontos cegos em cruzamentos em Araraquara

Vagas de estacionamento instaladas nas proximidades de alguns dos principais cruzamentos do Centro de Araraquara criam pontos cegos aos motoristas, que correm risco de envolver-se em acidentes. A esquina da Avenida Brasil com a Rua Padre Duarte (Rua 4) foi apontada pelos entrevistados como o local mais crítico.

“Para quem desce a Brasil, fica complicado atravessar. O único jeito é passar um pouco do sinal de pare, para ter uma visão melhor dos carros que sobem pela Rua 4. Há um estacionamento de motocicletas próximo, que cria o ponto cego”, revela o comerciante João Carlos da Silva, de 59 anos.

Os taxistas do ponto localizado em frente à Igreja Matriz são da mesma opinião. “Todo mundo dá uma avançadinha aqui na esquina, caso contrário, não dá para enxergar quem vem pela 4”, diz um dos taxistas, que revela: “toda semana ocorre pelo menos uma colisão neste ponto”.

Atravessar a Avenida Feijó, na altura da Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), pode ser um tormento, principalmente no horário comercial, quando uma fileira de automóveis cria outro ponto cego para os motoristas que têm de passar pela região.

“Difícil aqui, viu? Você tem de dar uma adiantadinha para poder ver se há algum veículo subindo a Rua 8”, revela o auxiliar de produção Cícero Matos dos Santos, 36. Na Vila Xavier, atravessar a Rua 13 de Maio, na altura da Avenida Doutor Leite de Morais, também exige dos motoristas uma atenção maior.





“A Prefeitura colocou umas faixas na esquina, para que não estacionem mais tão perto do cruzamento. Mesmo assim, ainda fica difícil passar por ali. A construção de uma lombada no meio do quarteirão ajudaria”, diz o entregador Marcelo de Souza Rosa, 32.

Para Prefeitura Municipal de Araraquara, semáforos seriam a solução

De acordo com o secretário Municipal de Trânsito, Cid Monteiro de Barros, a solução para os pontos cegos nos cruzamentos de Araraquara é a instalação de semáforos nestes locais.

“Temos o exemplo da Avenida Bandeirantes com a Rua 1. Naquele local, ocorriam muitos acidentes. Colocamos o semáforo e melhorou bastante”, explica.

A mudança do lado de estacionamento dos carros, em cruzamentos perigosos, foi prontamente descartada pelo secretário. “Se colocarmos os carros do lado direito, iremos prejudicar a conversão do transporte coletivo.”

O fato de ainda existirem casas antigas nos cruzamentos também prejudica a visão dos motoristas, segundo o secretário. “Essas residências foram construídas fora dos padrões de recuo atuais. Isso acaba, realmente, prejudicando não só os motoristas, como também os pedestres”, diz o secretário de Trânsito.

Para diminuir o risco de acidentes, a Prefeitura coloca nesses cruzamentos os ‘zebrados’, que proíbem que carros parem próximo à esquina.

Fonte: Araraquara.com





Deixe seu comentário