Morte de árvores frutíferas intriga donos de chácaras em Araraquara

Moradores da região do Condomínio Satélite, em Araraquara, denunciam que o veneno utilizado nas plantações de cana-de-açúcar está matando árvores e animais. Segundo eles, o problema começou após a mecanização da colheita.

Sitiantes já perderam várias árvores frutíferas. Na chácara do aposentado Jerson Cardoso Siqueira, o pé de jambo está morrendo aos poucos. A goiabeira e o pé de chuchu também foram perdidos. Somente este dez árvores desapareceram do local. Para ele, o veneno pode ter matado as plantas.

O aposentado afirma ter procurado ajuda, mas não obteve sucesso. “Já procurei a Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Nós temos que recolher amostras para provar quem está jogando o suposto veneno”, afirma Siqueira.





Após a contaminação, fica impossível recuperar as árvores. É necessário arrancá-las e plantar outras no lugar. A região do condomínio conta com 43 chácaras e mais produtores se dizem prejudicados com a situação. Na propriedade da aposentada Maria Aparecida Ferreira de Melo, as plantas secaram e até uma vaca morreu.

A família já recolheu amostras e entregou para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente enviar o material para análise. Até agora não tiveram resposta.

Outro lado

Diferente do que os moradores afirmam, a coordenadora executiva do Meio Ambiente, Stefania Vludarsqui, disse que amostras foram solicitadas aos moradores, mas que eles não entregaram o material.

A orientação da coordenadoria foi para que os donos de chácaras denunciassem o caso à Polícia Ambiental. No escritório de Defesa Agropecuária, a engenheira agrônoma Maria Cândida Rossi informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia.

Fonte: G1





Deixe seu comentário