Melhoria na iluminação de Araraquara vai gerar economia de 1.580 MWh ao ano

implantação do Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente – Reluz em Araraquara(SP) deve gerar uma economia de energia de 1.580 MWh por ano ao município.

O acordo assinado na última terça-feira (3) entre a Prefeitura de Araraquara, a CPFL Energia e a Eletrobrás prevê a troca da iluminação em todas as praças da cidade e dos semáforos. O custo de R$ 8,2 milhões será financiado pelo Governo Federal.

O projeto visa a troca de 1.438 semáforos, substituição da iluminação de 83 praças e colocação de luzes em outras seis, que ainda não possuem, além de restaurar também a iluminação de todas as áreas de lazer e centros esportivos de Araraquara.

A criação do projeto Reluz em Araraquara foi aprovada pela Eletrobrás quando foi comprovada a eficiência energética. Os estudos para a elaboração do projeto tiveram início há dois anos na cidade.





Assinado o acordo, as obras passarão por aprovação da Eletrobrás e devem ser iniciadas ainda em 2012. A Prefeitura terá cinco anos para finalizar o pagamento da obra com juros de 2% ao mês e um ano de carência para iniciar a quitação, contados a partir do término dos trabalhos.

De acordo com o diretor administrativo da Eletrobrás, Miguel Colasuono, a defesa do programa consiste na busca por “qualidade energética com menor custo” na cidade. “Araraquara é privilegiada por esse avanço de sustentabilidade e por passar a ter um consumo mais adequado de energia”, afirmou Colassuono.

O programa Reluz foi criado em 2000, com o apoio do Ministério de Minas e Energia, e é implementado pelas concessionárias de energia elétrica em parceria com as prefeituras.

Fonte: G1.com





Deixe seu comentário