Levantamento em cruzamentos de Araraquara busca melhorar trânsito

Com 150 mil veículos nas ruas, a maior frota da região, Araraquara (SP) está fazendo um levantamento em 16 cruzamentos da cidade. O objetivo é fazer uma avaliação do impacto dos semáforos e da ausência deles e, com isso, e melhorar o fluxo nos locais.

O levantamento, que é feito com a ajuda de estudantes de engenharia, acontece até o começo do mês de abril, no período da manhã e a tarde. A contagem dos veículos e a direção para onde eles seguem são os dados levantados na pesquisa.

Será feita uma avaliação se os semáforos auxiliam ou atrapalham os motoristas, impedindo que o número alto de veículos nas ruas tenha impacto negativo para a população. “Com a contagem podemos ajustar melhor os tempos de verde e vermelho no semáforo, como também melhorar muito o sincronismo se a gente tiver o número de veículos na cidade de Araraquara que passam. Por último, nos cruzamentos não semaforizados, vamos verificar se é necessário ou não colocar semáforo”, explicou o coordenador de mobilidade urbana, Coca Ferraz.





A população reclama que o fluxo está caótico e cobra um novo planejamento do trânsito. “Acho que tem necessidade de mais semáforos pra fluir melhor o movimento de veículos, embora às vezes acumule um pouco eu acho que é melhor até para a própria população”, disse a cartorária Silvana Mine.

O coordenador reconhece os problemas. “Considerando os motoristas com mais de 18 anos a média é de um carro por habitante, então nós temos que fazer mudanças no nosso trânsito”, afirmou Coca Ferraz.

Fonte: G1





Deixe seu comentário