Falta de qualificação faz sobrar vagas de emprego em Araraquara

A oferta de empregos nos setores de construção civil e alimentício está maior, mas ainda faltam profissionais capacitados. As empresas têm cada vez mais dificuldades para contratar trabalhadores qualificados.

O analista administrativo do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara (SP), Edmilson de Oliveira Bueno, disse que sobram vagas também na área de tecnologia da informação e para serviços domésticos.  Segundo ele, as empregadas domésticas estão preferindo trabalhar como diaristas.

“Quando ela é contratada para trabalhar em uma casa de família, ela realiza quase todos os serviços, até de babá, cozinheira, limpar a casa, e a remuneração não é condizente com o serviço que ela faz. Então, ela prefere trabalhar como diarista, todo dia em uma casa, e o rendimento no fim do mês é bem melhor”, explica Bueno.





O analista recomenda que os profissionais façam cursos de qualificação.  “Nós temos muitas vagas sendo oferecidas e muitos cursos também, mas tem que ter o interesse da população que está desempregada”, diz.

Grande parte das pessoas que vão ao PAT buscam vagas em horário comercial, o que faz com que sobrem ofertas de empregos noturnos e durante finais de semana. O excesso de qualificação também pode dificultar na hora de procurar trabalho.

“Às vezes a empresa oferece uma vaga para uma pessoa que tem muita qualificação e tem medo de perdê-la no futuro, então acaba não contratando. As empresas querem contratar alguém que ocupe aquela vaga e esteja qualificado para o serviço”, afirma Bueno.

Fonte: G1





Deixe seu comentário