Córrego revitalizado em 2010 em Araraquara volta a receber lixo

O Córrego do Tanquinho, que abastece a Represa das Cruzes, uma das principais fontes de captação de água na Cidade Araraquara, no interior de São Paulo, e importante afluente do Ribeirão das Cruzes, voltou a sofrer com os antigos problemas de descarte irregular de lixo e entulho, após ter sido revitalizado em 2010.

Segundo moradores da região, que fica no Jardim Roberto Selmi Dei, a prática de descarte irregular de lixo por populares é frequente. O córrego é protegido por um alambrado, mas o material foi retirado em ao menos quatro trechos de sua extensão, para facilitar o acesso das pessoas que insistem em depositar entulho e outros tipos de material no local.

Vizinhos apontam a recorrência do problema. “É comum ver sujeira ali. Sempre está cheio de lixo e quando não é nesse ponto é em outro”, diz a dona de casa Aparecida Soares, de 29 anos.





A Secretaria de Meio Ambiente afirma que realiza o acompanhamento do Córrego do Tanquinho desde que a área foi recuperada pela Prefeitura, em 2010, mas que também necessita de ajuda da população para a manutenção.

Um projeto focado nos córregos e nascentes deve ser apresentado em breve e terá o apoio da Secretaria de Educação. O programa que fomenta a educação ambiental será inserido nas escolas para os mais de 20 mil alunos da rede.

Enquanto isso não ocorre, cotidianamente, o lixo urbano é recolhido e o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) é comunicado sobre o entulho encontrado para que ele seja recolhido.

As justificativas da administração municipal não satisfazem, no entanto, quem convive com a situação do córrego. Para a aposentada Celia Rodrigues, 67 anos, o local era melhor quando cuidado pela população. “Tiraram as famílias que trabalhavam aqui e ficou tudo abandonado”, diz.

Fonte: G1





Deixe seu comentário