Casos de dengue têm redução na região de Araraquara

O número de casos de dengue na região de Araraquara caiu 75%, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulgados na terça- feira (21). De acordo com o levantamento, entre janeiro e julho de 2011 foram registrados 4.113 casos da doença contra 1.030 no mesmo período de 2012.

A queda de casos autóctones, transmitidos dentro do estado, foi de 77%. No ano passado foram registrados 88.916 casos, em comparação aos 19.929 registrados no mesmo período desse ano, segundo os municípios paulistas informaram à Secretaria, por intermédio do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinam).

Na cidade de Araraquara o número de casos caiu 96% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Feiz Mattar, até 21/8 foram confirmados 105 casos da doença (sendo sete importados), em relação a 2,5 mil registrados no mesmo período de 2011.

A mais grave epidemia de dengue dos últimos anos no município registrou 2.590 casos e duas mortes, no ano passado. “As atenções estão sendo redobradas, porque este é o momento de fazer com que no próximo verão possamos estar tranquilos e com a certeza de que não teremos surto novamente”, diz o coordenador.

Segundo ele, a redução das ocorrências registradas se deve ao trabalho de conscientização da população e à intensificação dos bloqueios em bairros com casos suspeitos e nas visitas a domicílio.





“Contamos com 150 agentes atuando diariamente na cidade. Apesar do sucesso da ação, o índice larvário encontrado principalmente dentro das residências ainda é alto. Por isso, é necessário que os moradores estejam atentos ao problema da dengue porque a doença afeta exatamente a família”, ressalta Mattar.

Cerca de 80% dos criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, estão no interior das residências, em recipientes com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, além de caixas d’água destampadas e calhas.

Casos no estado

Do total de casos de dengue em todo o estado de São Paulo, 31,6% estão concentrados na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que notificou pelo Sinan 6.299 ocorrências. Outras seis regiões do estado registraram mais de 1.000 casos: cidade de Piracicaba (3.344), Grande São Paulo (2.097), Araçatuba (1.321), Campinas (1.161), Ribeirão Preto (1.122) e Araraquara (1.030).

O Estado de São Paulo trabalha, prioritariamente, com confirmação laboratorial de casos de dengue, por intermédio de exames de sorologia realizados na rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.

Dos 645 municípios paulistas, 352, ou seja, mais da metade, não notificaram nenhum caso autóctone de dengue nos sete primeiros meses de 2012.

Mortes

Ainda segundo balanço da Secretaria, foram notificadas 11 mortes por dengue autóctone entre janeiro e julho deste ano, nos municípios de Araçatuba, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Ibirá, Novais, Pontal, Praia Grande, Santa Rosa de Viterbo e São José do Rio Preto, além da capital paulista, com dois óbitos registrados. As mortes representaram 0,06% do total de casos.

Fonte: G1





Deixe seu comentário