Atendimento infantil em UPA leva até 4h, dizem pacientes de Araraquara

O atendimento no setor pediátrico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Central), localizada na Via Expressa, em Araraquara (SP), demorou até quatro horas, durante a manhã e a tarde da última segunda-feira (19), segundo pacientes que reclamaram da falta de especialistas na unidade.

“Deram um medicamento para o meu filho logo que a gente chegou, às 11h, e depois ficamos esperando até perto das 15h para ele ser atendido”, contou a cozinheira Josedna Fonseca, de 27 anos, que levou o filho de 3 anos ao local com dores na barriga e febre. “A pediatra que está lá até atendeu bem, deu bastante atenção, mas ela está sobrecarregada”, relatou.

Segundo uma funcionária da unidade hospitalar, que não quis se identificar, a especialista começou o plantão na UPA às 7h e deveria ter encerrado o serviço às 13h, mas duas pediatras que entrariam no lugar dela não compareceram para trabalhar e ela manteve os atendimentos sozinha.

Postos de saúde
A equipe que trabalha no local confirmou que o atendimento está sobrecarregado porque postos e unidades de saúde dos bairros estão em recesso devido ao feriado prolongado da Proclamação da República e do Dia da Consciência Negra.





Os usuários reclamam que a situação persiste desde sexta-feira (16). “Eu procurei o postinho perto de casa para o meu filho ser atendido na sexta e não tinha ninguém trabalhando, no sábado trouxe ele pra UPA, também demoraram para atender”, afirmou a auxiliar de limpeza Neili Araújo dos Santos, de 31 anos.

“Insisti no domingo de manhã, não me atenderam, voltou depois do meio-dia e foram me atender só as 19h30, porque antes desse horário diziam que não tinha pediatra”, contou. O filho de Neili, de um ano e três meses, está com dificuldade para urinar.

Desistência
A doméstica Josliane levou a filha de 4 anos para ser atendida na UPA Central por volta das 14h30 e deixou o local antes mesmo de ser atendida na recepção. “Tinha muita gente, mais de 20 crianças esperando atendimento, desisti e vou procurar um hospital particular”, disse. A filha apresenta vômito de diarreia.

Outro lado
Procurada pela reportagem do G1 para comentar os atrasos, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara informou que a ausência de uma pediatra em outra Unidade de Pronto Atendimento, na Vila Xavier, fizesse com que a outra especialista da Via Expressa fosse remanejada para o local.

Ainda segundo a assessoria de imprensa, a equipe médica dos setores de urgência e emergência da unidade está completa e clínicos gerais ajudam nos atendimentos da pediatria.

Fonte: Globo.com





Deixe seu comentário