Araraquara: Tempo seco faz aumentar a procura por inalação nas unidades de saúde

O tempo seco fez aumentar a procura por inalação nas unidades de saúde das cidades da região. Na cidade de São Carlos, na sexta-feira (31), a umidade do ar chegou a 19%. Araraquara, que enfrenta um período de estiagem há mais de 40 dias sem chuva, registrou 17%. Em Rio Claro, a umidade ficou em 25%.

No mês de janeiro, Araraquara não teve nenhum dia com umidade menor que 30%, limite para o estado de atenção. Em julho foram 11 dias e em agosto 13 dias que registraram umidade abaixo do limite.

As inalações na cidade aumentaram no período de tempo mais seco. Em janeiro, a UPA da Vila Xavier e o Pronto Socorro do Melhado registraram 841 inalações. Em julho o número chegou a 2651 e só na primeira quinzena de agosto foram 1639.

O gerente da UPA da Vila Xavier, Altamiro Mendonça, explicou quem deve fazer as inalações. “Os pacientes que têm doenças prévias, como asma e bronquite crônica, porque neste clima seco eles descompensam com mais facilidade”, disse Altamiro.

A inalação também pode ser feita em casa se houver prescrição médica. “A dose da medicação é sempre realizada por peso, então jamais uma criança pode ter a administração de uma dose para adulto. Isso pode causar efeitos colaterais”, alertou o gerente da UPA.





Segundo a fisioterapeuta pulmonar Renata Trimer, as inalações caseiras também ajudam a amenizar os efeitos do tempo seco na saúde. “Nós podemos utilizar algumas plantas medicinais, como sálvia, camomila e eucalipto”, explicou Renata.

Procedimento

Para cada inalação deve-se usar apenas uma das ervas, em quantidade de três ou quatro colheres dentro de uma bacia com água fervente. Com auxílio de uma toalha sobre a cabeça, formando uma “cabaninha”, deve-se aproximar o rosto a cerca de 20 centímetros da bacia e inalar o chá por 20 minutos. O procedimento pode ser feito três vezes por dia.

“O ideal é usar as ervas separadamente, mas também pode alternar a utilização delas já que cada uma tem um efeito”, recomendou a fisioterapeuta. Segundo ela, o soro fisiológico também pode ser utilizado diretamente nas narinas, até cinco vezes ao dia. “Para os adultos pode ser utilizada a medida de meio conta gotas em cada narina, crianças menores devem usar quatro ou cinco gotas em cada narina”, disse.

Os umidificadores e vaporizadores de ambiente também ajudam a prevenir as irritações e o desconforto respiratório causado pelo tempo seco. Os aparelhos devem estar bem higienizados e a água utilizada não deve ficar parada para evitar a proliferação de bactérias.

Fonte: G1





Deixe seu comentário