Araraquara recebe caricaturas e cartuns do Salão de Humor

Uma brecha para o riso e a reflexão é o que encontrarão, até 27 de setembro, os visitantes do Teatro Municipal de Araraquara. No saguão do espaço está em cartaz a exposição Cartuns e Caricaturas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com 90 obras extraídas do acervo do tradicional evento das artes gráficas realizado no interior paulista, que chega aos 40 anos em 2013. A atividade integra a programação do Território da Arte e possui entrada gratuita.

São 50 caricaturas selecionadas para a exposição, que retratam personalidades do cenário nacional. É o caso do treinador Dunga, atual dirigente do Sport Club Internacional, e do arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu em 2012 aos 104 anos. O público poderá apreciar ainda uma caricatura do cantor e compositor Chico Buarque, produzida pelo campineiro Dálcio Machado, que conquistou o primeiro lugar no Salão de Humor de 1999, e do cantor Tim Maia, de Flávio Rossi, vencedora do Prêmio Design Grafico em 2001.

“A qualidade das caricaturas feitas no Brasil é reconhecida no mundo todo e em cada edição do Salão de Piracicaba é possível conferir novas técnicas e tendência em fazer este tipo de humor. Por isso, trouxemos para Araraquara algumas produções que se caracterizam pela beleza plástica e com alto tratamento artístico”, explica o cartunista Eduardo Grosso, diretor do Cedhu Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) responsável pela mostra.

No saguão do Teatro Municipal de Araraquara é possível conhecer também 40 cartuns do acervo do Salão de Humor. Neste caso, a maior parte das obras são assinadas por artistas internacionais. O cartum se caracteriza como uma piada de situação ou, em outras palavras, a piada solta. O assunto abordado não precisa estar ligado aos acontecimentos do momento, ou seja, se alguém ver o desenho hoje ou daqui a alguns anos, a piada não perderá a graça.





“Queremos que um novo público conheça e aprecie os desenhos do Salão de Humor. O espaço e a ocasião são oportunos, pois o Território da Arte é um evento de grande projeção no Estado de São Paulo e recebe um público bastante diversificado”, completa Edu Grosso, ao enaltecer a parceria com a Prefeitura do Município de Araraquara e Secretaria de Cultura da cidade.

ATÉ OUTUBRO – Distante 140 quilômetros de Araraquara, Piracicaba recebe até 20 de outubro visitas para a mostra principal do Salão Internacional de Humor, que conta com trabalhos de artistas de 64 países.

Os trabalhos ficam em exposição no Engenho Central, espaço com 80 mil metros quadrados de área verde que atrai visitantes por sua grandiosidade e arquitetura rústica francesa do século passado. Além disso, o tradicional ponto turístico está localizado às margens do Rio Piracicaba, o principal cartão postal da cidade.

Esta é a maior mostra na história do evento e conta com 442 obras, divididas em 142 cartuns, 97 caricaturas, 74 charges, 73 tiras/HQs e 53 trabalhos com o tema futebol. O Salão é realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU Piracicaba.

O público que percorrer o Engenho Central poderá se divertir as caricaturas de celebridades brasileiras e gringas do cenário político, que tiveram seus traços distorcidos. É o caso dos presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff, do ministro Joaquim Barbosa e da ex-ministra Marina Silva. Do universo musical estão Dominguinhos, Roberto Carlos, Michael Jackson, Lobão e Caetano Veloso, além de figuras como o papa Francisco, Fernanda Montenegro, José Saramago, Ronaldinho Gaúcho, Messi, Neymar e Pelé.

Serviço – Exposição Cartuns e Caricaturas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no saguão do Teatro Municipal de Araraquara (avenida Bento de Abreu, s/nº, Praça Lívia Abramo). Visitas até 27 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; em dias de espetáculo o horário se estende até o termino das atividades no local; e aos sábados e domingos, quando houver atrações no espaço. A entrada é gratuita. Informações: salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.





Deixe seu comentário