Tarcísio encerra Caravana 3D em Araraquara e anuncia recursos

Encerramento da Caravana 3D em Araraquara

No dia 11 de junho de 2026, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) concluiu a Caravana 3D, focada em Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo, na cidade de Araraquara, localizada no interior de São Paulo.

Durante sua visita, o governador inspecionou as obras de ampliação da Santa Casa de Araraquara, um hospital que serve 24 municípios na região, com uma população atendida que ultrapassa 1 milhão de pessoas. A Santa Casa é reconhecida por fornecer serviços de urgência, emergência e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos da Caravana 3D

A iniciativa da Caravana 3D tem como principal meta aproximar o governo das necessidades da população local. O foco é a escuta ativa e a colaboração com as administrações municipais, de modo a identificar e atender às demandas mais urgentes apresentadas pelo cidadão.

Anúncio de um Pacote de Investimentos

Durante o evento, Tarcísio anunciou um robusto pacote de investimentos de quase R$ 750 milhões para diversas áreas na região central do estado. Os recursos vão beneficiar setores importantes, incluindo:

  • Mobilidade: projetos que visam melhorar o tráfego e a infraestrutura urbana;
  • Saúde: ampliação e melhorias nos serviços oferecidos pelos hospitais;
  • Saneamento básico: ações voltadas para a infraestrutura necessária para garantir a saúde pública.

Recursos para a Santa Casa de Araraquara

Em relação à Santa Casa, Tarcísio anunciou a liberação de R$ 42 milhões para sua ampliação, um investimento que visa ampliar a capacidade do hospital e melhorar a qualidade do atendimento prestado.

Importância da Expansão da Santa Casa

Após a visita às obras, o governador ressaltou a importância da ampliação da Santa Casa, que é um marco para a microrregião. Segundo ele, a nova tabela SUS Paulista vem oferecendo remunerações que podem chegar a cinco vezes mais do que as anteriores, significando um grande avanço para os serviços de saúde do estado.

Mudanças na Tabela SUS Paulista

O governador destacou que a tabela SUS Paulista trouxe um aumento significativo no financiamento da saúde, com um acréscimo de aproximadamente R$ 10 bilhões nos parâmetros de financiamento. Ele mencionou que enquanto antes eram realizadas cerca de 700 mil cirurgias anualmente, agora, com as adequações da nova tabela, esse número pulou para 1,4 milhão.



Reforçando os benefícios da tabela, Tarcísio afirmou que “a tabela SUS Paulista está mudando a realidade da saúde pública de São Paulo”. Além disso, ele planeja estender essa tabela também para os hospitais municipais.

Liberação de Recursos para Infraestrutura Urbana

Além dos investimentos na saúde, o governador anunciou a liberação de R$ 20 milhões para o recapeamento de vias públicas e outros R$ 72 milhões voltados para melhorias na Marginal do Córrego das Cruzes, que é uma via projetada para aliviar o trânsito e conectar diferentes regiões de Araraquara.

Centro de Referência para Autismo

Em um esforço para melhorar a assistência a pessoas com autismo e suas famílias, Tarcísio anunciou a criação de um Centro TEA na cidade. Este centro será um modelo, similar ao já existente em São Paulo e em Bauru, e se destina a oferecer suporte e serviços especializados.

Reconhecimento e Título de Cidadão Araraquarense

Ao final do ato, o governador Tarcísio de Freitas recebeu o Título de Cidadão Araraquarense, um reconhecimento das autoridades locais e da população por suas contribuições ao desenvolvimento da cidade e da região.

Visitas de Pré-candidatos e Disputas Eleitorais

A visita de Tarcísio a Araraquara também marca um importante momento na arena política, considerando que a região central do estado é uma área estratégica para a pré-candidatura de diversos políticos. Recentemente, Araraquara também recebeu o pré-candidato do PT Fernando Haddad, que participou de eventos na cidade.

Outras Ações na Região

Nesta mesma ocasião, Tarcísio de Freitas esteve em São Carlos, onde inaugurou um Ambulatório de Oncologia e participou da entrega de obras na rodovia Washington Luís (SP-310). Esse foco em infraestrutura e serviços de saúde evidencia a tentativa do governo de realizar uma gestão mais próxima da população.

Considerações Finais

Esta visita reflete um compromisso constante com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem na região central de São Paulo, através da implementação de políticas públicas que atendam as necessidades locais e que promovam o desenvolvimento social e econômico.

Leia Também

Veja abaixo outros artigos relacionados:

  • Luto interrompido: viúva de rapaz assaltado no IML desabafa
  • Do Sul de Minas ao Vale do Paraíba: a história da BR-459
  • Pedágio da Imigrantes cai pela metade com sistema “Free Flow”


Deixe seu comentário