Araraquara possui um telefone público para cada 193 habitantes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma lista com 198 municípios que não atingiram a meta de densidade de telefones públicos, que é de quatro aparelhos para cada mil habitantes. Araraquara, que tem 210.672 mil moradores, está dentro das normas e possui 1.086 mil orelhões, segundo números divulgados pela assessoria de imprensa da Telefônica/Vivo.

A previsão da Anatel é de que 180 cidades alcancem a meta até o final de outubro deste ano e que os 18 municípios restantes consigam instalar mais aparelhos até dezembro. Segundo a Telefônica/Vivo, em qualquer ponto que o usuário de Araraquara estiver, ele pode encontrar um orelhão a menos de 300 metros.

Celular ou orelhão?

A balconista Simone Novaes, de 22 anos, costumava usar o telefone público há alguns anos, mas agora prefere o aparelho celular. “Eu tinha até o cartão para ligar na rua. Mas agora comprei um celular, que é bem mais prático, então nunca mais usei o orelhão”, conta.

A operadora Rejane Augusta Almeida, 38, tem a mesma opinião que Simone, mas gosta de ter mais opções. “Meu celular está quebrado e, por isso, utilizar orelhão é uma alternativa que eu tenho. O bom é que em Araraquara é fácil de achar. Em todo lugar tem um telefone público e não preciso andar muito”, diz.





Diferente delas, a aposentada Maria do Socorro, 67, prefere usar o orelhão. “Não sei ligar pelo celular. Não enxergo direito e acho esses aparelhos pequenos muito difíceis de usar, o orelhão é bem mais fácil. O problema é que quebraram o aparelho do meu bairro. Então, tenho de andar mais para ligar”, reclama ela, que mora no Cecap.

Usuária reclama dos orelhões quebrados

Por não gostar de celular, a auxiliar de serviços gerais Vanilda da Silva, 40, optou por comprar um cartão da Telefônica para ligar pelo orelhão. “O único problema é que existem muitos aparelhos que não funcionam. Então, por mais que tenha em todo lugar, a gente precisa ficar indo de um em um até encontrar um para usar”, ressalta.

A Telefônica/Vivo mantém a Central de Atendimento ao Cliente à disposição dos clientes, caso encontrem um aparelho quebrado. O telefone de contato é 10315 e o serviço funciona todos os dias, a qualquer hora. A ligação é gratuita.

Fonte: Araraquara.com





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